Princípios Gerais da Vilinha
“Princípios são a base de toda e qualquer empresa, é através deles que ditamos nossa cultura e a forma como tomamos todas nossas decisões – são regras gerais que dão base a toda nossa vivência.”
Princípio Viva a Experiencia.
Se você acha que na vilinha somos um restaurante que apenas vende comida, esqueça essa ideia na Vilinha. Nosso maior objetivo é promover bons momentos, experiências gratificantes a nossos clientes e nossos colaboradores. Entender a ideia de viver a experiência é fundamental para a permanência e evolução de todos na equipe.
Buscamos de fato a conexão com o cliente, através de uma análise identificamos o seu perfil para direcionar nossa prestação de serviço a fim de busque a satisfação plena. Desde a recepção até a hora em que ele vai embora plenamente feliz e satisfeito.
Princípio Humanidade.
Entenda que toda empresa por mais tecnologia que tenha, ainda assim, é feita por pessoas. Seus clientes por mais difícil que possa ser o seu temperamento, são humanos, ou seja, parta do princípio de que todos somos diferentes e iguais ao mesmo tempo. Entenda o lado humano de toda operação e função que você exerce dentro do time.
Quando falamos em humanidade queremos trazer a ideia de empatia acima de tudo. Coloque-se sempre no lugar do seu colega de equipe e principalmente coloque-se no lugar do cliente. Bom senso de humanidade pode resolver muitos conflitos internos e pode dar um toque especial na sua prestação de serviço. Todos nós gostamos que nos tratem bem, principalmente quando saímos para comer. Preste atenção nos olhares, demonstre nos detalhes o quão importante aquele cliente é para você
Princípio Foco & Workflow.
O presente princípio estabelece que o foco absoluto durante a prestação do serviço deve ser radical. Quando fazemos as coisas em modo automático sem prestar a devida atenção, cuidado e principalmente carinho naquilo que estamos fazendo alguns detalhes passam despercebidos, prejudicando toda nossa missão.
Tudo que possa atrapalhar o foco no operacional como uso de celulares, conversas paralelas que nada tem a ver com o a PS (prestação do serviço), sair para fumar, ficar zanzando pela empresa em setores que não tem conexão com sua função, dentre outras atividades inoportunas devem ser abolidas. Isso porque durante nosso operacional 100% da sua atenção deve estar ligada ao operacional e na preocupação em satisfazer nossos clientes.
Ainda que em alguns momentos o movimento esteja menos intenso como fora da hora do rush, a manutenção, limpeza e organização do salão, cozinha, devem se atentar ao pré-preparo de todos os insumos e outros afazeres para que quando o movimento chegar tudo esteja adiantado. O foco no trabalho é obrigação durante toda sua jornada de trabalho em nossa empresa. Não queremos nenhum robô, mas sua produtividade está diretamente ligada ao foco que você dá em suas atividades, então quanto mais foco, mais resultados. Então silêncio e foco são regras e não exceção.
Princípio da Sinceridade & Transparência.
Ter a sinceridade e transparência como regra não é nada simples na prática. Muitas vezes as pessoas não gostam de ouvir feedbacks negativos ou de serem cobradas em atenção, produtividade etc. Levamos isso muito a sério na empresa principalmente nos conflitos internos entre membros do time. Gostamos de afirmar que não existe hierarquia entre o certo e o errado. Todo mal-entendido deve ser exposto e resolvido, sem essa ideia de deixar o balde transbordar, gostamos que todos trabalhem com seus baldes emocionais o mais vazio possível. Muitas vezes deixamos de ser sinceros e transparentes para não causar um conflito ou até mesmo por medo, e assim manter as relações ou nossos empregos. Aqui na Vilinha é justamente ao contrário, gostamos que todos os impasses sejam trazidos até os líderes para que possamos entender como anda o relacionamento da equipe e como podemos fomentar a construção de laços reais de transparência e sinceridade na empresa mantendo sempre o foco em nossa missão.
Aquilo que não está certo deve ser exposto com o objetivo de superar desacordos e assim ajudar no desenvolvimento da empresa. Muitos líderes optam por mitigar os conflitos, causando assim prejuízos muito maiores à frente como ações trabalhistas, desanimo e uma contaminação em toda equipe, uma vez que ninguém gosta de trabalhar em um ambiente tóxico e contaminado pela raiva, desordem e falta de empatia.
Em nossa empresa, priorizamos o relacionamento entre os membros da vilinha, para nós é fundamental que os conflitos originados pelos impasses entre os colaboradores bem como entre os clientes servem como um norte para que os gestores compreendam a raiz desses conflitos e busquem uma solução para ele.
Princípio da Colaboração Total.
Um dos pilares do nosso resultado vem deste princípio. A Colaboração em nossa empresa é radical, sempre citamos como exemplo em nossas reuniões, a analogia com um time de futebol, por mais que se tenha alguns ótimos jogadores como Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo que possam fazer a diferença, é impossível chegar a um resultado satisfatório sem a colaboração de todos, como o próprio ditado diz “uma andorinha só não faz verão”
É fundamental que todos estejam dispostos a colaborar com todos os setores INDEPENDENTE DE nosso cargo/função quando necessário. Trabalho em equipe é sem dúvida primordial para o sucesso do Vilinha e pessoas que não tenham isso extremamente claro não devem fazer parte do time.
Lembre-se que a empresa é formada por cultura e PESSOAS e temos a obrigação de ter empatia com o lado humano da nossa equipe e trabalhar sempre priorizando a harmonia na solução pacifica e objetiva dos problemas.
Princípio da Qualidade na Experiência.
Como já disse, nós não vendemos comida, nós vendemos momentos e experiências para nossos clientes, e para que isso seja alcançado a qualidade deve estar presente desde a recepção, estrutura e atendimento, principalmente na entrega dos produtos e na manutenção da relação com o cliente.
Não adianta ter qualidade somente em um desses aspectos pois a falta de outro causa um grande impacto na experiência vivida pelo cliente. Todos os padrões devem ser observados com muita atenção e todos os protocolos devem ser seguidos à risca buscando sempre a qualidade total da experiência e não somente a boa comida.
Princípio da Acolhimento.
Acolher significa receber com carinho, empatia etc, tanto o cliente como seus colaboradores devem se sentir abraçados pela empresa. Demonstrar importância na pessoa é essencial. Não podemos olhar para um colaborar como uma peça de um jogo de xadrez e muito menos olhar para o cliente como um cifrão gigante. São nos detalhes que o acolhimento é demonstrado. Todos os líderes devem ser exemplo e fazer valer essa regra em nossa cultura.
Acolher os clientes é fundamental para que se estabeleça uma conexão entre colaborador e cliente, e através dela o cliente se sinta “próximo de você”. Um sorriso, uma boa apresentação do seu nome e se colocando à disposição do cliente/colaborador já faz mais de 50% do serviço.
O Cliente deve ser bem recebido logo na recepção, seguido por uma boa apresentação do garçom que se coloca a de prontidão para sanar dúvidas e fazer com que o cliente se sinta importante e satisfeito.
O jogo muda quando seu time mostra pro seu cliente o quão importante ele é para seu negócio. Outra forma de gerar valor em seu restaurante que muitas vezes passa despercebido.
Princípio da Revisão Geral Periódica.
Toda máquina precisa passar por uma revisão constante dependendo do quanto é utilizada. Isso não é diferente em uma empresa. Gostamos de revisar tudo constantemente para entender melhor os processos, desafios e principalmente corrigir erros de gestão e orçamentos.
Revisão dos equipamentos, do time, dos líderes, do cardápio, dos preços, dos feedbacks dos clientes, tudo é revisado periodicamente. Gostamos de revisar e tentar novos caminhos em toda nossa operação. Não podemos congelar nossa gestão e achar que algo que deu certo no início dará certo para sempre. Isso não acontece, então a revisão é sim um dos nossos princípios gerais mais importantes.
Nossa ações basicamente passam pelas mesmas fases em todos os segmentos da Vilinha
Tentativa – Erro – Análise – Mudança – Tentativa…
(entre a analise e a mudança revisamos nossos processos, ideias e conceitos. )